terça-feira, 22 de abril de 2008

GSoC 2008: Projetos que foram aceitos

Ainda não foi a vez do meu (até pq eu nao mandei a minha application :P), mas o Google liberou a lista de todas as propostas aceitas.

É uma loooonga e extensa lista, mas bem legal de se ler... pois saber o que está por vir nos seus projetos preferidos =D
http://code.google.com/soc/2008


Alguns projetos com algumas idéias *muito* legais:
- FreeBSD:
Eles estão com MUITAS coisas legais... mas as que mais me chamaram a atenção (por ser sobre segurança?) foi o "802.11 Fuzzing and Testing" e "TCP anomaly detector".

- GCC:
Entre 2 melhorias no Fortran (que eu nem penso em usar) e uma para o C++0x (padrão C++), a que mais me deixa ansioso é a "GCC Improvements on Windows" porque pessoalmente, hoje, eu acho o mingw uma merda. Não faço questão de usa-lo... mas seria bom se pudessemos usar o mesmo compilador no windows e no linux =]

- Gentoo:
Apesar de hoje não utilizar mais o Gentoo e todos os problemas que este incrível projeto vem passando, vejo 2 propostas bem legais para ele: "revdep-rebuild reimplementation" e "Automate It All". A primeira realmente deverá ajudar os usuários e a segunda deverá desafogar os devs.

- GIT:
Apesar de ainda não estar utilizando o GIT muito ativamente, estou adorando acompanhar esse projeto (e a lista de discussão), para ver todas as novidades. Tirando o plugin para o Eclipse, acho que todas as outras propostas serão de um grande benefício geral =D

- KDE:
Meu ambiente gráfico por escolha =]
Tudo que é melhorado ou adicionado nele eu gosto (bem, quase sempre :P).
O que eu achei legal foi a boa quantidade de propostas aceitas em relação ao Amarok... best player ever =D

- Nmap:
Os principais focos são o Zenmap (GUI para o Nmap) e o Nmap Scripting Engine (NSE). Também há uma proposta de refazer o netcat e o hping como ncat e nping... pois são duas partes que o projeto pode se beneficiar extensamente. As outras duas são correções de pequenos bugs em geral.

- OSVDB:
Acho que não tem muita gente que conhece esse projeto, mas foi bem legal ele ter conseguido 3 vagas no GSoC.

Como eu não posso ficar aqui o dia inteiro comentando todos os projetos que eu gosto, então recomendo que vocês deem uma olhada, mesmo que rápida, em (quase) todos, vale a pena =]

Nenhum comentário: