quarta-feira, 30 de julho de 2008

6 meses de Arch Linux

Caramba, hoje eu me toquei... ja estou com o Arch Linux a 6 meses no meu notebook!
Acho que nada durou tanto tempo assim :P

E rodando um sistema 64 bits puro, sem bibliotecas de 32 para fazer emulação alguma (até por que flash é para os fracos).

Mas posso dizer que foi uma das distro que eu mais gostei de usar e disparado como o motivo principal disso foi o pacman (não, não é este pacman). Simplesmente fantástico, sempre com pacotes bleeding edge, eu sempre tive no meu sistema a ultima versão do kernel, a ultima versão do gcc, a ultima versão da libc... e sem precisar compilar nada na mão!

Sim, talvez isso não me traga nenhum benefício, mas eu gosto, e por isso eu gosto tanto do Arch =D


Ele acaba dando mais trabalho que distros mais "automáticas", ele não futuca em nenhum arquivo de configuração seu. Na verdade, ele não configura nada para você. É seu trabalho deixar o sistema como você gosta. Assim como no gentoo, quando é utilizado o portage, ele pede que você faça os diffs e atualize os arquivos de configuração correspondentes.

Não que eu tenha visto muito isso... pois se tava funcionando, normalmente eu deixava como tava :P


Outra... problemas de dependências travadas e outras coisas sobrenaturais que ja me aconteceram (e muito) em outros gerenciadores de pacotes tanto com o apt, em sistemas baseados em rpm e principalmente no gentoo (quando eu saia fazendo unmask de tudo porque queria as coisas bleeding edge do unstable =D).

Alem disso o AUR é sensacional, pode-se encontrar de tudo ali. E com o Yaourt fica tudo mais fácil! Recomendo a instalação deste.

Resumindo: O pacman foi responsável por 6 meses, onde eu estive bem satisfeito na minha instalação linux :P


Agora a parte ruim... chegou a hora de mudar novamente. Eu tenho que fazer isso =D
Com certeza o Arch ficará como uma das opções que eu sei que sempre vai conseguir me atender muito bem(apesar do trabalho que dá para fazer a instalação :P).
Mas por motivos de compatibilidade e outras cositas mais... estou querendo colocar um sistema 32 bits (puro, não 64 bits, com emulação de 32) em meu notebook.

(Talvez, quem sabe, eu não coloco o Arch no meu Desktop que está atualmente sem um ambiente linux (shame! :P)... vamos ver, mas voltando ao notebook.)

Algumas opções são:
* Voltar ao Kubuntu. Não é bleeding edge (primeira coisa que me vem a cabeça :).
E tem um problema, não vou usar releases Alpha/Beta... e estamos no meio de um ciclo. Então não vou pegar nem o que acabou de sair, e vou ter que esperar ainda uns 3 meses até o próximo. Oh crap...

* Mais uma tentativa com o FreeBSD ou um de seus derivados (PC-BSD, Desktop BSD). O Free foi sempre um sistema que me chamou a atenção... pena que ele não fazia boot no meu notebook -_-'. Mas não cheguei a testar a ultima versão 7.0... talvez seja uma boa =]

* Voltar ao Sabayon. Agora na versão 3.5, com um gerenciador de pacotes refeito (Entropy), que se assemelha ainda mais ao ports do BSD (emho). Um Portage++ praticamente. E eu sempre gostei desta distro, não sei se por causa dela ser baseada no gentoo (que apesar de me dar dor de cabeça, eu tenho muito apreço).

Essas 3, são as opções que mais penso no momento. Quem sabe até este final de semana eu ja não tenha mudado? =]

Um comentário:

Anônimo disse...

O problema do linux é esse, cda 6 meses tem q mudar, pq? pq são tts distros q eles não conseguem ficar s fuçar e acaba saindo outra. A gente se ferra pq faz uma atualização q não da certo, vc precisa reinstalar o sistema, q na verdade não reisntala coisa nenhuma e vc perde td. Pior de td é q nunca uma distro é sequência da anterior. Aí é q a gente dança. Adorei o linux, usei durante 3 anos, mas sempre mudando, comprando cd e jogando pq não dava certo. Me desgostei de vez c o biglinux 4, pra comiçar uma cópia do xp, clone ou imitação, sei lá, pior msm é q mouse não funciona, da um trabalho pra fazer funcionar, depois de td pronto, td quase funcionado, faz uma atualização e pronto, mouse não funciona mais. Daí cansei, né? To c o xp, o xpsp3 ta bom, como eu já disse, parece o biglinux 4.0, única coisa chata é q ele pega uns vírus de vez em qd, mas daí a gente mata.