sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

RTFM e JFGI tem hora e lugar...

Primeiro devo dizer que sou um dos adeptos mais ferrenhos do RTFM e do JFGI.

Mas faco quando sei acho que a pessoa tem o minimo de intimidade com o assunto a ser procurado. Quando por exemplo alguem do curso de CC me pergunta alguma coisa relativamente muito trivial a algum algoritmo relativamente simples.
(E sim... quando eu considero a pessoa inteligente eu costumo forcar que ela chegue na solução sozinha. Então caso eu tenha feito algo do tipo com alguem... não foi por mal, mas foi por acreditar no potencial.)

Eu espero que essa pessoa tenha capacidade de buscar, ler e entender a informação lida.


Apenas digo isso, pois recentemente vi 2 ou 3 posts comentando sobre um outro site, chamado letmegooglethatforyou.com. O que me incomodou foi o tipo do exemplo dado... no caso, alguem que tinha perguntado se "tem word para linux?" (sim word... microsoft word... editor de texto) e o autor do post recomenda enviar este link para a pessoa.

Pode ate parecer engraçado para quem entende do assunto, usa linux, etc... mas não eh para quem recebe o link.
Ainda por cima, quem faz uma pergunta nessa, pode ser apenas alguem como minha mãe, minha irma, meu tio, minha vó, que estão tentando usar o linux porque um parente mala (no caso eu) insistiu ou ate mesmo um caso extremo como isso aqui.

Sabe... eu não posso esperar que nenhuma dessas pessoas queira ler manual algum. Ainda mais de coisas relacionadas a informática.

Imagina que legal seria eu chegar e pedir para minha mãe - que e medica - um remédio para dor no músculo. Então ela vai ate o quarto, pega 4 livros de 900 paginas de medicina, me entrega, manda um RTFM e diz para eu procurar que ai nesses 4 "livrinhos" (que ela já leu, mas pra ela eh tao idiota que ela acha que consigo achar sozinho) o que causa esse tipo de dor e como curar.

WTF?! Porra... eu só queria uma indicação de remédio!
(Claro... eu curso CC, sei procurar no Google... então isso significa que eu devo me auto-medicar sempre que quiser?)


Acho que deve ser exatamente assim que alguem - fora do "mundo da informática" - deve se sentir quando leva um RTFM na cara ou um JFGI.

Alem disso.,.. essa atitude não ajuda em muito a incentivar as pessoas a trocarem o Windows por um SO livre... a menos que elas gostem da idéia de quem usa esse SO livre vire um completo babaca com os outros iniciantes.

Nenhum comentário: