segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Lançado Nmap 4.75

Ontem, dia 7, foi lançada a nova versão do Nmap, 4.75 que dentre todas as novidades, algumas são:

* Novo sistema de mapeamento topológico. Se o Nmap é um "mapeador de redes", então ele deveria poder fazer um desenho da rede para você. E isso foi feito integrando a ferramenta RadialNet Nmap, desenvolvida pelo brasileiro João Medeiros a mais de um ano, no Zenmap. Para dar uma olhada nesse novo sistema:
http://nmap.org/book/zenmap-topology.html

* Foi adicionado ao Zenmap também um "Agregador de Scan", com objetivo de juntar diversos scans e produzir um relatório único.

* Fydoor, fez diversos scans durante o verão (inverno aqui =]), para obter melhores estatísticas sobre quais portas TCP/UDP estão mais abertas normalmente. O Nmap agora faz um scan padrão pelas 1000 portas TCP e UDP mais comuns, um decréscimo de 1.715 para TCP e 1.488 para UDP, o que torna o scan padrão muito mais rápido e com uma probabilidade maior de encontrar portas abertas. O Fast Scan (-F) agora procura pelas 100 portas mais comuns, onde antes eram 1.276 para TCP e 1.017 para UDP... agora sim o Fast Scan é realmente um Fast Scan =]

* Todas as identificações de SOs e correções até o meio de Julho foram integradas. Fazendo com que o Nmap agora detecte sistemas rodando os novos iPhones, Linux 2.6.25, Windows Vista SP1, OS X Darwin 9.2.2 e até Nintendo Wii's! O Nmap conta agora com 1.503 assinaturas contra as 1.320 da versão 4.68.

* Para quem ainda utiliza o Windows2000, o Nmap volta a funcionar neste sistema.



Para mais detalhes desta nova versão, o changelog completo por ser conferido aqui:
http://nmap.org/changelog.html

Nenhum comentário: