domingo, 7 de setembro de 2008

Vem distribuição... vai distribuição...

Como eu tinha dito a 1 mês atrás +-, estava querendo mudar de distribuição. Eu gostava do ArchLinux estava me atendendo perfeitamente, mas eu gostaria de colocar uma distro 32 bits no lugar... pois 64 bits me dava alguns problemas, como a placa de rede da broadcom (argh!) por exemplo, e já que teria que reinstalar o sistema, eu iria dar uma olhada em outras distros.

Nas duas primeiras semanas de agosto, coloquei o Sabayon 3.5 no notebook e posso falar que ele continua muito bom. O novo sistema dele, Entropy, esta muito bom... só não gostei muito da interface gráfica, *MUITO* lenta para fazer busca. Mas o Entropy cuidava muito bem da instalação e o merge dos arquivos de config dos pacotes. Mas ele estava em desvantagem... eu tinha acabado de sair do pacman :P

Enfim... usei por 2 semanas... mas o Sabayon também não estava muito Bleeding Edge como eu pensava que ele estaria e vinha com *muita* coisa por default... muita coisa que eu jamais iria usar (sim, existe a versão em MiniCD, eu sei...) então, la fui eu pensar em outro...


Eu estava querendo testar o Kubuntu 8.04(.01) e o Fedora 9... então la fui eu, baixei os 2 para 32 bits.

Instalei o Kubuntu no meu note e adicionei os pacotes de desenvolvimento, git e os do kde4... tudo funcionando de boa... realmente, não é bleeding edge (eles poderia atualizar o git do 1.5.x para o 1.6.x por exemplo...), mas é estável. Tudo funcionando bem... a placa de vídeo, e até a wifi broadcom com suas engasgadas... mas até que vai.
(Ainda preciso arrumar a bateria dele =X)


O Fedora 9 eu coloquei no meu Desktop... que a muito tempo somente estava com Windows XP.
Funcionou legalzinho... apesar de eu achar que o kde4 dele (4.0.x) estava ruim (bem pior que o do kubuntu por exemplo), então eu estava usando primariamente o xfce (tudo pra não usar o gnome? hehehe).

O "problema" do Fedora é que ele não pode distribuir certos pacotes (por causa da filosofia dele e/ou por ser um nome da Red Hat, empresa que fica nos EUA)... logo para ouvir minhas mp3s e ver alguns formatos de vídeo é um saco. Tendo que ser adicionado o repositório Livna, o qual a página principal é um lixo pela falta de informação...
Junto com isso o recente ataque aos servidores do Fedora/RedHat que interromperam a distribuição das atualizações... acabei cansando dele =/

Mas devo dizer que o yum esta bem melhor e mais rápido do que nas versões 7, 8.


Enfim, acabei por instalar o Kubuntu 8.04(.01) também no meu desktop (de onde escrevo agora =D) e todo configurado também, esta rodando que é uma beleza (ainda o kde3, pois não coloquei os pacotes do kde4). Só achei o FF3 um pouco pesado aqui... espero que seja só impressão mesmo.

Nenhum comentário: