Basicamente, ela diz ao GCC para imprimir warnings quando for necessário fazer padding para ajustar o alinhamento de alguma struct.
(Para dúvidas do que seria o alinhamento na memória: http://en.wikipedia.org/wiki/Data_structure_alignment)
Por exemplo:
typedef struct _mystruct{
int tam;
char bchar[2];
double res;
char bcode[2];
} mystruct;
Quando compilo com -Wpadded, ele avisa:
$ gcc -o struct_align.o struct_align.c -Wpadded
struct_align.c:4: warning: padding struct to align ‘res’
struct_align.c:6: warning: padding struct size to alignment boundary
Ou seja... ele teve que fazer um padding (basicamente, encher com 0 ou porcarias que não serão utilizadas) a região entre bchar[2] e res, para poder deixar res alinhado.
E novamente, teve que fazer um padding no final, para deixar a struct toda (o final dela) alinhada.
Para comprovar isto, vamos ver que através do sizeof() vamos pegar o tamanho dos dados:
Sizes:
-int = 4
-char = 1
-double = 8
-mystruct = 20
Epa!
A struct era para ter 1 int, 2 vetores de 2 chars cada e 1 double.
Logo o total deveria ser 1x4 + 2x2x1 + 1x8 = 16 bytes.
Mas por que essa joça ficou ocupando 20 bytes? Exatamente por causa do padding.
Vamos criar um mapa de como a struct deveria ficar na memória, se não houvesse o padding:
(Vamos supor que nossa memória começa no 0x0000)
0x0000 - tam
0x0004 - bchar[0]
0x0005 - bchar[1]
0x0006 - res
0x000E - bcode[0]
0x000F - bcode[1]
Ou seja, num diagrama ficaria algo assim:
|----------------------------------------------------|
| END | BYTE0 | BYTE1 | BYTE2 | BYTE3 |
|----------------------------------------------------|
| 0x0000 | tam | tam | tam | tam |
|----------------------------------------------------|
| 0x0004 | bchar[0] | bchar[1] | res | res |
|----------------------------------------------------|
| 0x0008 | res | res | res | res |
|----------------------------------------------------|
| 0x000C | res | res | bcode[0] | bcode[1] |
|----------------------------------------------------|
| 0x0010 | ........................................ |
|----------------------------------------------------|
Eu tentei fazer o diagrama de modo a simplificar, com cada linha contendo 4 bytes, ou seja 32 bits... o tamanho de uma palavra de dados de um processador de 32 bits (ou um de 64 operando em modo de 32 ;).
Mas como dito antes (veja o link para a wikipedia mais acima), os dados devem estar alinhados na struct, de acordo com o maior (que ocupa mais espaço) tipo de dados utilizado na struct, então o GCC insere um padding, logo ficamos assim:
0x0000 - tam
0x0004 - bchar[0]
0x0005 - bchar[1]
0x0008 - res
0x0010 - bcode[0]
0x0011 - bcode[1]
E assim no diagrama:
|----------------------------------------------------|
| END | BYTE0 | BYTE1 | BYTE2 | BYTE3 |
|----------------------------------------------------|
| 0x0000 | tam | tam | tam | tam |
|----------------------------------------------------|
| 0x0004 | bchar[0] | bchar[1] | PAD | PAD |
|----------------------------------------------------|
| 0x0008 | res | res | res | res |
|----------------------------------------------------|
| 0x000C | res | res | res | res |
|----------------------------------------------------|
| 0x0010 | bcode[0] | bcode[1] | ............... |
|----------------------------------------------------|
Até aqui temos 18 bytes utilizados (16 que queremos e 2 de padding).
Então, o GCC preenche os 2 bytes finais também (ver OBS1 no final):
|----------------------------------------------------|
| END | BYTE0 | BYTE1 | BYTE2 | BYTE3 |
|----------------------------------------------------|
| 0x0000 | tam | tam | tam | tam |
|----------------------------------------------------|
| 0x0004 | bchar[0] | bchar[1] | PAD | PAD |
|----------------------------------------------------|
| 0x0008 | res | res | res | res |
|----------------------------------------------------|
| 0x000C | res | res | res | res |
|----------------------------------------------------|
| 0x0010 | bcode[0] | bcode[1] | PAD | PAD |
|----------------------------------------------------|
| 0x0014 | ....................................... |
|----------------------------------------------------|
Logo, temos uma estrutura que utiliza 20 bytes, quando realmente desejamos utilizar 16... isso é um overhead de 25%!
Para corrigir este tipo de problema é simples, vamos agrupar os dados que estão quebrando o alinhamento, ou seja, nesse caso vamos deixar os dois vetores de char juntos:
typedef struct _mystruct_fixed{
int tam;
double res;
char bchar[2];
char bcode[2];
} mystruct_fixed;
Poderíamos também ter movido o bcode[] para antes do res... os dois modos irão arrumar o alinhamento da struct e com isso ela passará a ocupar os 16 bytes que desejávamos. Porém eu pessoalmente acho melhor colocar todos os char[] no final, pois se desejarmos alterar o tamanho de algum deles, não teremos que nos preocupar em reorganizar tudo.
Bem... espero que tenham gostado... e pensar que escrevi isso tudo, pois só queria comentar sobre a opção -Wpadded que não é ativada pelo -Wall nem pelo -Wextra :P
Para quem quiser, estou disponibilizando um fonte (struct_align.c) aqui:
http://www.dcc.ufrj.br/~brunobuss/code/struct_align.c
Todas os testes foram feitos com a seguinte versão do GCC:
$ gcc --version
gcc (Ubuntu 4.3.2-1ubuntu11) 4.3.2
OBS1:
Naquele caso, o gcc preencheu o final da struct, pois na mesma tínhamos dados que eram alinhados em 4 bytes (ou múltiplos de 4 bytes), em um caso de uma struct do tipo:
typedef struct _mycharstruct{
char bchar[5];
char bcode[4];
} mycharstruct;
O GCC não irá incluir nenhum padding, pois não será necessário alinhar a estrutura. Logo esta struct irá ocupar 9 bytes como esperado.
Porem, caso tenhamos:
typedef struct _myshortcharstruct{
short a;
char b[1];
} myshortcharstruct;
O GCC irá fazer padding no final da struct para alinha-la com o short, ou seja... caso o tamanho de b, não seja múltiplo de 2 (short == 2 bytes), então o GCC irá colocar um byte a mais para o alinhamento.
2 comentários:
[quilula] //O Blogger achou q era html aeihueahiueah
Ahhh, vamos economizar uns bytes aqui...
[/quilula]
Mto bom, cara!
beijo na canela esquerda o/
Muito sagaz esse Wpadded!!! Gostei do post!!!
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