quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Kubuntu 8.10 e alguns...err... bugs...

Como eu disse no meu post anterior... hoje, fazer atualização de distro não é algo não cabuloso.

A atualização do Kubuntu 8.04 para o 8.10 pela rede (com 1 Gb de pacotes... mais que o CD do Kubuntu 8.10) se saiu bem, atualizou tudo e agora está tudo funcionando.

Basicamente está tudo tão funcional quanto antes, apenas 3 pontos que me incomodaram e eu gostaria de destacar:

1) Anti-aliasing no KDE 4.
Quando eu rotaciono um Widget, ele fica com a borda toda picotada, depois de 2 ou 3 segundos ele alisa... mas WTF?! Isso não acontecia quando eu usava o KDE 4.0.x no Kubuntu 8.04.
E não é zica da minha placa de vídeo, pois testei na 6100 do notebook e na 8600GT do desktop.


2) Fui ligar hoje e ele reclamou que minhas configurações de vídeo/tela estavam zoadas e que por isso ele não ia mostrar nada (marrento, não?). Então ele abriu um mini-aplicativo (esse ele mostra...) para que eu escolhesse alguns passos... basicamente eu escolhi algo como refazer a configuração e detectar novamente baseado no hardware atual (não... não alterei hardware nenhum da minha máquina de ontem para hoje...).
Ele continuou tudo preto... Ctrl+Alt+Del... reiniciou e voltou... agora sim, tudo bem.

Só acho que ele deveria tentar se auto-reconfigurar... ainda mais se eu sei que instalei Kubuntu na casa da minha vó e no computador da minha irmã... elas não iriam saber (nem querer) responder esse tipo de coisa...


3) WTF!?!? O Adept novo, não tem UM botão para atualizar todos os pacotes "atualizáveis"???
Porra, ele espere que eu vá marcando de 1 em 1? Ou tem algum meio secreto que não descobri?
Além disso, achei a nova interface gráfica, muito ruim, muito pouca intuitiva... um quadrado azul vazio é algo não instalado... um verde preenchido é tudo que ta instalado e um triangulo amarelo são os atualizáveis??? O cara que fez isso fumou uma das brabas...

Então por enquanto... de volta ao Synaptic ;)



É isso, somente essas 3 coisas me incomodaram "sério".
É claro que depois de 6 meses ja com Kubuntu eu já pensei em mudar de novo... :P


Peguei o DVD do Mandriva... que foi uma das primeiras distros que usei (quando ainda era Mandrake... sei la... 7 alguma coisa...) . E tipo, eu até gosto da sinceridade deles, mas essa lista de errata é broxante:
http://wiki.mandriva.com/en/Releases/Mandriva/2008.0/Errata

Assim, é legal que eles assumem os problemas... mas acho que qualquer usuário normal que veja isso, vai desanimar :P


O Fedora 10 vai sair ai também... e como sempre é uma distro relativamente bem Bleeding Edge, o que eu gosto muito (como ja disse 45.929.347.324 vezes). Mas também não é muito estável emho... e essa preferência incondicional pelo GNOME me deixa enjoado :P


Ja cheguei a pensar de novo no Arch Linux e no Gentoo...


Uma das coisas que me preocupa para mudar de distro no meu note é a detecção da minha placa wifi... que no Kubuntu funciona tão bem (para a Broadcom que é...).
Claro que se é possível de ser feito em um, é possível de ser feito nos outros...

3 comentários:

Anônimo disse...

magoO, sou novato em linux, e na tentativa de fazer o upgrade do Kubuntu ver. 8.4, iniciado o processo recebi o aviso de upgrade para a versão 8.10, e para minha surpresa concluido o processo um aviso de termino de upgrade para o Kubuntu 8.4.1 LTS, o que houve de errado? e Como posso realmente fazer o Upgrade para a 8.10.

Abraço.

Mauricio
mas@via-rs.net

Buss disse...

Maurício,

Provavelmente se você rodar o processo de update novamente, ele irá atualizar para o Kubuntu 8.10.

Por algum motivo (que eu não sei qual é), ele atualizou do seu 8.04 para o 8.04.1 que foi tipo um segundo release do 8.04 para arrumar algumas coisas no LiveCD/CD de instalacão.

Anônimo disse...

Não sei pq toda essa surpresa com os problemas de vídeo...

Vc + configurações de vídeo do *ubuntu == problema certo (meu pobre notebook que o diga =P)

Realmente, não ter sequer um "rollback" para eventuais cagad...err...besteiras do usuário em suas configurações é um problema para usabilidade.

Como a famosa dialog-box "essa porcaria que vc fez deu certo? Clique em 'sim', senão em 15 segundos eu volto ao estado anterior".

Isso, ou uma opção no boot que restaure os principais arquivos de configurações (kernel inclusive) do último boot bem sucedido.

Ou os dois =)