quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Meu primeiro bugreport no Bugzilla do Gentoo *___*

Sempre dizem que o bom filho a casa torna (ou retorna, não sei :P).
Então, aqui vou eu =D

E hoje, enviei meu primeiro bug-report ao bugzilla do gentoo:
http://bugs.gentoo.org/show_bug.cgi?id=249878

Basicamente foi um repasse de uma falha que vi na Secunia.

Uma falha no rsyslog que afetas as duas versões que estão na árvore do portage, tanto a 3.18.4 (v-3 stable) quanto a 3.21.6 (v-3 beta).

Foram lançadas as versões 3.20.1 e 3.21.8 que corrigiram um bug de bypass descrito aqui:
http://www.rsyslog.com/Article322.phtml

Logo em seguida, estas duas versões foram retiradas do ar, e foram colocadas 2 outras a 3.20.2 e a 3.21.9 que corrigiam um DoS.

Aqui esta o anúncio da 3.20.2:
http://www.rsyslog.com/Article324.phtml
E aqui o da 3.21.9:
http://www.rsyslog.com/Article327.phtml


Foi bem legal reportar o bug, e o Stupendoussteve do canal #gentoo-security me ajudou pra caramba... espero que ninguém que siga a security@gentoo.org fique *muito* puto por 1 ou 2 edits a mais que tive que fazer :P

Na verdade eu voltei a acompanhar o bugzilla mais por causa do KernelTeam do Gentoo... estão precisando mais de gente do que o SecurityTeam. Mas nada impede que eu tente ajudar os dois e foi um bom para me acostumar com o funcionamento do Bugzilla =D

Será que o primeiro bug report, a gente nunca esquece? :P

Um comentário:

Anônimo disse...

Bacana, cara. Também sou usuário de Gentoo. Na verdade uso Linux há alguns anos já (desde meados de 1999, mas comecei a cair fundo a partir de 2004). Quando usava Slackware, comecei a "brincar" de customizar meu kernel, então descobri o Gentoo e me apaixonei, hehe. Hoje não troco Gentoo por distribuição nenhuma.

Então pensei "vou começar a estudar mais C e aproveitar meu conhecimento em customização de kernel para quem sabe começar a ajudar a desenvolver alguns drivers". Bom, a estrada é longa, ainda tenho muito o que aprender em C, mas como também li o newsletter do Gentoo, penso que posso ajudar mesmo sem desenvolver nada propriamente.

No mais, seria isso. Valeu!

PS: Não repare, mas meu blog no wordpress está todo em inglês mesmo, apesar de ser brasileiro, de Santa Catarina.