domingo, 28 de dezembro de 2008

Voltando a falar de linux...

Depois de uma semana de fanfarronice, usando o meu desktop apenas no windows para jogar, vamos voltar a parte produtiva e útil da vida :P

Hoje voltei a brincar um pouco com o git. Acho que ele me ajudará bastante em um projeto que estou querendo começar... até o dia 8, 9 de janeiro vocês deverão ve-lo =]


Quanto a situação das minhas instalações linux.

A um tempo eu ja removi o Linux Mint Fluxbox CE do meu notebook e coloquei o Gentoo. Mas ele ainda esta muito pelado... não tem praticamente quase nada... pelo menos o boot esta a jato :P
Assim que virar o ano, vou começar a moldar ele exatamente do jeito que quero =]


Ja no meu desktop... ainda estou com esse frankstein de Kubuntu com Xubuntu (era um Kubuntu que agora virou um Xubuntu através do apt-get). Seguindo alguns comentários, resolvi que vou testar o OpenSUSE 11.1 aqui no meu Desktop.


Minha experiência prévia com o OpenSUSE não foi muito boa... tendo retirado ele em menos de 16 hrs após a instalação do meu notebook :P
Enfim... esta nova versão parece boa para uma máquina que funcionará primariamente como estação de trabalho/desenvolvimento.


Mas antes de colocar outra distro, vou antes comprar um hd novo. Provavelmente um de 500 Gb da Seagate, pois esta barato (perto dos 200 reais). A minha partição de jogos, só tem 9 GBs livres! :P

Hoje eu tenho a partição windows que deve ter uns 40 GBs, uma de jogos com 60 Gbs, uma de arquivos com 160 Gbs (50% utilizada... depois de uma *boa* limpeza :P).
Para o linux, meu / tem 30 Gb (com 20 livres) e meu home tem 70 Gb (com 12 livres).

Então eu realmente quero mais espaço para o meu linux mesmo... espaço inclusive para eu ter algumas máquinas virtuais com hds-virtuais de tamanhos decentes (10, 15 GBs... pq máquina virtual com hd de 4 GBs até dá... mas é foda...).

Bem, depois eu brinco de pensar em como vou dividir e reestruturar tudo :P


Também tivemos o lançamento do Sabayon 4.0.
E assim como o Gentoo, eu também gosto muito do Sabayon (apesar de que com o novo gerenciador de pacotes ele esta se afastando bastante do Gentoo-way-of-life... muita coisa pré-compilada. Não que seja ruim... mas tira um pouco do charme do Gentoo :P

Enfim... se eu não gostar do OpenSUSE posso colocar o Gentoo no desktop (ok, pretendo fazer isso de qualquer jeito... mesmo que eu goste do OpenSUSE :P) e talvez passar o Notebook para o Sabayon, onde é mais complicado deixar compilando tudo.


PS: Esse post foi salvo pelo "Recently Closed Tabs" do Firefox, depois que a besta aqui fechou sem querer a aba.

Nenhum comentário: