domingo, 28 de dezembro de 2008

É a hora da verdade... e como ficou a minha lista de coisas a fazer em 2008?

É pessoal... faltando 3 dias para o novo ano (ou ano novo :P), resolvi verificar a minha lista de coisas que eu gostaria de ter feito em 2008 e ver o que eu fiz, o que fiz mais ou menos ou o que chutei de vez :P

Para cada coisa eu irei me dar uma pontuação:
+1 => se eu fiz direitinho
0 => se eu fiz mais ou menos
-1 => se nem com muita boa vontade da para salvar :P

Então, here we go:

1 - Estudar (aprender ou me aprofundar em) as seguintes linguagens de programação: Perl, C/C++, C# e Assembly. De todas as existentes, quero dar mais ênfase nestas 4 este ano.


Vixe... acho que vou começar mal aqui.
Perl: Apesar de ter programado uma coisa ou outra... foi muita coisa no estilo "preciso de algo rápido para resolver um treco". Um dos casos foi quando fiz um programa em Perl para automatizar uns testes de alguns programas que rodaram em paralelo utilizando PVM, MPI e OpenMP.

C/C++: Bem... talvez a parte de C++ tenha sido a menos pior. Acabei estudando um pouquinho mais de C++ por alguns motivos... mas sinceramente, nada que eu considere perto de "estudo" mesmo.

C#: Não escrevi 1 linha de código. Nada...

Asm: O máximo que fiz, foi ler os programas da Taísa :P

Então... neste ponto eu estou me dando um -1.

Subtotal: -1.



2 - Elevar meu CRA na faculdade para > 8. Sim, não está dos piores, 7.7. Mas quero subir ele para acima de 8.


Err... vamos lá.
Em 2008-1 se não fosse a maldita Física 3, eu teria conseguido fácil. Mas como consegui na verdade me estrepar de cara nela.. meu CRA acabou indo para 7.6 no primeiro semestre.

Agora em 2008-2 eu não tenho certeza, acho pouco provável. Porém das 7 matérias que fiz (30 créditos, um recorde no meu boletim), somente a nota de 4 entraram. Como espero passar nas outras 3 com uma nota boa também... então acho que este poderá ser o período onde meu CR (do período) voltará a subir :P (Essa coisa de ir caindo 1 décimo a cada período é muito triste)

Então assim que sair as outras 3 notas eu atualizo isso aqui.

De qualquer jeito, estou me dando um 0 aqui... pois acho que não conseguirei chegar no CRA = 8, porque dei muito mole com Física 3... mas também não deixei tudo ir pro buraco, e fui relativamente bem em tudo neste segundo semestre (nem fiz PF de Física 2 e Calculo 3 \o/).


Subtotal: -1.



3 - Ler pelo menos 1 livro técnico por mês. Mais os que eu tenho e não li por inteiro até hoje.


Essa foi mal formulada :P
Enfim... não foi perfeito, mas não foi um completo desastre.

Percebi que as vezes fica muito complicado você ler tudo que quer quando tem que dividir o tempo com livros de Calculo, Física, apostilas, etc...
Não é impossível, mas requer uma organização melhor, que não tive esse ano.


Mas os livros off-facul que li durante o ano:
Não técnicos:
- Elite da Tropa
- The Art Of Intrusion

- Field Guide to The Apocalypse, Movie Survival Skills for the End of the World
- How to Argue & Win Every Time: At Home, At Work, In Court, Everywhere, Everyday
- Where's My Jetpack?: A Guide to the Amazing Science Fiction Future that Never Arrived

- O Universo Numa Casca de Noz

Técnicos:
- Rootkits: Subverting the Windows Kernel
- Buffer Overflow Attacks: Detect, Exploit, Prevent
- Hacking Exposed: Computer Forensics


Total: 9 livros.

Não foi um espetáculo realmente... mas com muita boa vontade, posso dizer que me esforcei. Então aqui também vou me dar um 0, neutro.


Subtotal: -1.



4 - Publicar pelo menos 4 artigos/how-to/tutoriais, documentos, pelo GRIS.


Ok... esse foi triste e nem vale comentários.
Merecia até um -2... anyway...


Subtotal: -2.



5 - Fazer com que o GRIS apresente trabalhos/pesquisas próprios em pelo menos 2 eventos.


Há! Finalmente algo que eu consegui fazer!
Começou no Workshop I, teve continuidade com as apresentações na semana da Jornada de Iniciação Científica e que finalizaram com o Workshop II.

Todas as apresentações podem ser obtidas aqui:
http://www.gris.dcc.ufrj.br/apresentacoes.php

Aqui eu acho que posso me dar um +1 \o/


Subtotal: -1.



6 - Bombar no desenvolvimento do Labrador =]


Sacanagem... quando eu ja tava ficando feliz.
Outra negação... -1.


Subtotal: -2.



7 - Contribuir com pelo menos 1 destes projetos, nem que seja com patch, bug-reports, etc...: KDE, Amarok, Linux(Kernel), Gentoo/Sabayon, Fedora, Kubuntu.


Esse foi aos 35 do segundo tempo, as foi!
No início de janeiro, resolvi tomar vergonha na cara... e aceitei a um "chamado" por voluntários ao KernelTeam do Gentoo. Apesar disso, acabei me desviando bastante para o SecurityTeam :P

Pretendo continuar contribuindo com o SecurityTeam, mas voltar a ajudar o KernelTeam =]

Hoje, minha conta no Bugzilla, contem 14 bugs reportados (13 de segurança) =]

Acho que aqui... posso me dar um +1 também. Afinal, antes tarde do que nunca... e o negócio é continuar sempre para quem sabe, conseguir me tornar um Gentoo Developer!


Subtotal: -1.



8 - Participar do torneio interno de programação da UFRJ. Montar um time, participar da seletiva da UFRJ e quem sabe da etapa do RJ.


Este e o de cima foram meus maiores orgulhos :P

Meu time DCC-Drunk C Coders, junto com o Felipe (Mascote) e o Leonardo Inácio... eu realmente não esperava formar time com eles. Afinal eles tinham feito TEP e sabiam um monte de macetes/dicas... mas que foram me passando tudo durante toda esse periodo de seletiva e na maratona mesmo.

Bem, nosso time foi para a fase carioca e acabou ficando na quinta colocação.
Mesmo com 5 vagas para o RJ, infelizmente, não fomos por causa do limite de 2 times por universidade, onde a UFRJ também ficou com o terceiro e quarto lugar da fase carioca.

A fase do RJ é uma das mais fortes e disputadas, junto com a de São Paulo emho.
Times bons da PUC, UERJ e IME disputam e foi bem legal colocarmos 3 times no Top5 da fase carioca =]

De qualquer modo, é apenas mais um incentivo a este ano de 2009, para treinarmos e irmos a fase brasileira... quem sabe mundial?!

É isso... Drunk C Coders estará de volta... e com 2 garrafas de vodka e 1 de amigo zé! :P

Então... resumindo tudo, acho que posso me dar +1 aqui =]


Score final: 0.



Este foi o diff entre meus planos para 2008 e o que realmente eu fiz.
Agora esta na hora de começar a pensar nos meus objetivos para 2009. Vamos ver... e que em 2009 eu consiga um score positivo =]

Um comentário:

Anônimo disse...

q isso hein?! fez um monte de coisa!!!!
eu fiz a msm coisa aqui em casa e o meu score ficou -4 xD

obs.: eu adorei "Asm: O máximo que fiz, foi ler os programas da Taísa :P"
vc me ajudou bastantão!!! \o/
brigado ^^

bjuuuuu