sábado, 19 de janeiro de 2008

Zenwalk... not so zen =/

Como todos sabem, eu estava cansado do Kubuntu 7.10 aqui no meu note e estava querendo por outra coisa no lugar... isso é um problema sério... eu quero todas hora trocar de distro :P


Enfim... no meio da semana, eu baixei o stage1 do Gentoo, configurei tudo certo... quando fui dar o chroot... bam! Esqueci... o meu Kubuntu era de 32 bits, enquanto o gentoo que eu ia montar de 64 bits. Tudo bem, deixei quieto até ontem a noite, pois estive ocupado.


Então resolvi que iria testar diferentes distros até o lançamento do Kubuntu 8.04, que seria quando voltaria a testar o Kubuntu =]


Ontem a noite, vi o lançamento o Zenwalk 5.0, uma distro baseada no Slackware (a muito tempo atrás :P) e que tem um sistema de pacotes legalzinho, netpkg. Eu adoro distros que são atualizadas, e vi que o pessoal do Zenwalk se preocupava bastante com ele, mantendo os pacotes atualizados, tanto os do sistema quanto na área de "Extras". Então resolvi baixa-lo e testar.

A instalação dele é fácil, fácil, sem maiores problemas. Escolhi o meu teclado US International (ou us-acentos como é encontrado :P) O problema acontece durante o boot... ou melhor, entre o boot e a inicialização do gerenciador do modo gráfico ou algo do tipo. Nesse tempo, o keymap fica louco. Meu "u" era 5, 2 "o" era 6.... era como se o keypad tivesse sido jogado ali... ou se a tecla fn estivesse sempre pressionada (o que não era o caso =]).

Enfim.... depois de tentar instalar o driver da nvidia, e reiniciar o pc, eu tinha esquecido de mudar uma coisa no /etc/X11/xorg.conf. Ok, o X não inicia, blz, vou entrar em modo texto e alterar o que eu esqueci...
Ele me pede para digitar o username, eu vou digitar root e me aparece: r66t. WTF?!?!?! Como que eu vou entrar como root agora?
Ok... nem magoo eu posso entrar para depois subir com o su... é um sistema que não me deixa usar nomes com a letra 'o'. OMFG...

Ok, fiquei puto... uiaehiaehiaEHAiehae


Voltando ao meu Desktop... vi um bookmark que tinha guardado sobre o lançamento do DesktopBSD 1.6. Um FreeBSD com algumas facilidades =] (BTW... o FreeBSD 6.3 foi lançado =D).
Como eu queria testar mto um BSD... resolvi fazer o download dele. Ainda não instalei, irei fazer isso ainda hoje.

Mas fiquei um bom tempo lendo (mais) um pouco sobre o DesktopBSD/FreeBSD. E o que mais me empolga nele é o ports, assim como o portage do Gentoo (que utiliza a ideia do ports =]). Só me restou uma dúvida na hora de fazer o download.... 32 bits com driver da nvidia ou 64 bits sem? =/
Acabei fazendo o download da versão de 32 bits mesmo :P



Daqui a pouco devo instala-lo por aqui e dou um feedback em alguns dias.

Nenhum comentário: